Preâmbulo
Na natação, como em qualquer outra modalidade desportiva, é comum premiar entidades e pessoas com base em resultados palpáveis relacionados com a performance individual ou de equipas. Não obstante a importância dessa valorização, todo o trabalho de formação que dá origem à conquista e à excelência é, de algum modo e sem particular intenção, eclipsado. De facto, no curto prazo, o professor de natação dificilmente é premiado por resultados, mas pode-o ser pelo processo. Quem será o melhor professor do ano senão aquele que melhor inovou e apaixonou os seus alunos pela prática, aquele que se distinguiu por ter feito diferente dos pares, aquele que resolveu melhor um problema de muitos, tornando-se um exemplo a seguir? Por isso, a APTN considera que o reconhecimento do mérito do professor de Natação (leia-se de qualquer modalidade aquática) é mais do que justo quando se compreende a importância de uma prática pedagógica competente, comprometida e ética. Serve este prémio para valorizar publicamente a excelência dessa intervenção.
O conceito do prémio
A Associação Portuguesa de Técnicos de Natação (APTN) promove o “Prémio Ensino da Natação 2022”. Esta distinção, inspirada no “Global Teacher Prize Portugal”, procura destacar especificamente o papel do professor de natação e a excelência da sua prática profissional.
Com o apoio de várias entidades, esta segunda edição atribui um prémio monetário ao vencedor, reconhecendo o mérito da sua intervenção pedagógica na aprendizagem dos alunos, na sua segurança aquática, na sua qualidade de vida e, se aplicável, também na sua formação desportiva de base. Espera-se, por isso, uma conduta pautada pelos mais elevados princípios éticos e de justiça, tomando o professor decisões informadas e honrosas que consideram a dignidade de cada aluno ou colega.
Num momento ainda difícil para todos os agentes desportivos, este prémio serve de estímulo para o professor de natação, mas procura, sobretudo, ser um instrumento de promoção e de partilha de práticas pedagógicas inovadoras no ensino da natação. O finalista terá, por isso, a importante missão de partilhar a sua experiência, tornando-se um embaixador do ensino da natação.
O Concurso é dirigido a todos os professores de natação detentores de carteira profissional (Grau I ou superior atribuído pelo IPDJ) e que exerçam a profissão em escolas de natação portuguesas. Contamos com o apoio institucional da Confederação de Treinadores de Portugal, da Federação Portuguesa de Natação (FPN), do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), da Mentes empreendedoras e da Universidade da Beira Interior, que audita as candidaturas. Várias outras entidades financiam o projeto no âmbito das respetivas missões de responsabilidade social.
O Júri
Presidente da APTN, Professor Doutor Aldo M Costa
Diretora da Comunidade APTN-Ensino, Professora Doutora Susana Soares
Presidente da FPN, Professor Doutor António José Silva
Vice-Presidente da Confederação de Treinadores de Portugal, Professora Doutora Marta Martins
Especialista convidado na área da pedagogia da natação, Professor Luis Cardoso
DATAS RELEVANTES
- Submissão da candidatura até às 23h59 do dia 09 de setembro de 2022
- Comunicação aos candidatos apurados para a segunda fase: entre 30 de agosto e 6 de setembro até 23 de setembro de 2022
- Submissão da videoconferência pré-gravada (pitch): até 7 de outubro de 2022
- Cerimónia de atribuição do prémio: 15 outubro, durante o 45º congresso da APTN