protocolo APTN, FPN e AIDEA
23-03-2018
  • Congressos
  • AIDEA
  • FPN
  • Simpósio Satélite AIDEA




A Asociación Latinoamericana de Educación Acuática, Especial e Hidroterapia (AIDEA), a Associação Portuguesa de Técnicos de Natação (APTN) e a Federação Portuguesa de Técnicos de Natação (FPN) assinaram no dia 22 de março um convénio de colaboração para o desenvolvimento de programas conjuntos de formação técnica e cientifica, de investigação e de intercâmbio de profissionais de educação aquática, especial e hidroterapia.

O próximo congresso da APTN, que ocorre entre os dias 28 e 29 de abril no Parque de Exposições de Braga, assinala o primeiro acordo especifico no cumprimento do referido convénio, através da coorganização do Simpósio Satélite AIDEA.

O Simpósio Satélite AIDEA é uma opção de formação dentro do 41º congresso técnico-científico (que não carece de pagamento adicional), e ocorrerá numa cronologia vertical e simultânea à programação científica definida para as restantes áreas de formação (treino desportivo, ensino e segurança-aquática, direção técnica e gestão desportiva).

Hernán Ariel Villagra Astudillo, Professor na Universidad Autónoma de Madrid, irá proferir uma conferência sobre atividade física e qualidade de vida em pessoas com transtorno do Espetro Autista e um workshop teórico-prático sobre avaliação e planificação das atividades aquáticas em pessoas com paralisia cerebral.

Apolonia Albarracín Pérez, doutorada e especialista em educação física, abordará as atividades aquáticas durante a gravidez e seus aspetos metodológicos.

Ricardo Zazo Sánchez-Mateo, doutorado em Psicologia da Saúde, apresentará novas soluções de inovação e motivação saudável para o fitness aquático.

 

A inscrição no congresso da APTN e no simpósio satélite AIDEA inclui o certificado de formação para fim de revalidação de título profissional de treinador (2.0 u.c.) na componente de formação especifica de natação (I, II, III e IV), natação artística e polo-aquático, técnico de exercício físico e direção técnica (processo em apreciação).

Para mais informações consulte o site oficial do congresso  em www.aptn.pt ou contacte  a APTN pelo email [email protected]