41º Congresso APTN - Braga 2018





NÃO DEIXE DE VER A INFORMAÇÃO NO FINAL DA PÁGINA!


 

Braga, eleita cidade europeia do desporto em 2018, vai receber entre os próximos dias 28 e 29 de abril, o 41º Congresso Técnico-Científico da Associação Portuguesa de Técnicos de Natação (APTN). Durante dois dias esperam-se mais oitocentos técnicos de natação das diferentes vertentes desportivas, debruçados sobre as práticas, as diretrizes e os desafios que marcam o momento atual da natação portuguesa.

Com mais de quatro décadas de ininterrupta formação de técnicos de natação em Portugal, o congresso anual da APTN celebra o percurso da profissão e converte-se num espaço de partilha de experiências com reconhecidos especialistas nacionais e internacionais em natação. A edição deste ano, coorganizada com a Câmara Municipal de Braga, solidifica a habitual estrutura quadripartida em diferentes sessões paralelas de formação teórica e prática.

A área do treino desportivo susterá o maior número de conferências, entre as quais salientamos a presença do investigador grego Argyris Toubekis e do treinador espanhol Luis Rodríguez Adalia. A redefinição da identidade do nadador na transição de carreira para a vida profissional e académica é uma das temáticas de destaque, e será abordada na primeira pessoa por nadadores portugueses internacionais.

No ensino e segurança no meio aquático aguardamos com expectativa pelos contributos de vários peritos nacionais e internacionais, que reforçarão o valor da competência aquática na infância e das últimas diretrizes pedagógicas para a sua promoção a diferentes populações.

A direção técnica, a gestão desportiva e o coaching são área de formação e interesse crescente para diferentes agentes desportivos; com efeito, nesta edição, projetamos três conferências, o habitual encontro de escolas de natação certificadas da Federação Portuguesa de Natação (FPN) e uma mesa redonda, que discutirá o ressurgimento dos saltos para água em Portugal.

No extenso programa, e em parceria com a Asociación Latinoamericana de Educación Acuática, Especial e Hidroterapia (AIDEA) e a FPN, distingue-se ainda a organização de um seminário satélite sobre fitness e terapia aquática, que contará com presença de vários especialistas internacionais.

O programa do congresso contempla ainda as habituais comunicações orais livres, sendo um contributo da APTN para a disseminação da investigação científica aplicada. Este ano, pela primeira vez, os resumos aceites serão posteriormente publicados como suplemento na Revista Motricidade (http://revistas.rcaap.pt/motricidade), indexada em variadas bases de dados científicas. Por último, e enquanto parte do programa social proposto, destacamos a cerimónia de reconhecimento público ao mérito dos treinadores(as) portugueses, associados da APTN, que mais se destacaram na sua atividade profissional na época anterior. Agradecemos o interesse e a confiança de todos, e esperamos avidamente que façam parte deste evento único de formação e de convívio entre a comunidade técnica da natação portuguesa.

Esperamos por si em Braga! Juntos teremos mais e melhor natação.


O Presidente da Direção,

Aldo M. Costa


Mais informações

Patrocinadores

Formação creditada pelo IPDJ